WINNER (위너) é um grupo formado pela  YG Entertainment em 2014. É composto por Song Mino, Kang Seungyoon. Lee Seunghoon e Jinwoo. Um quinto membro, Nam Taehyun deixou o grupo em novembro de 2016.

  O grupo foi apresentado primeiramente no reality show Who Is Next:WIN, da MNET, sob nome de Team A, onde competiram com o Team B (atual Ikon) para debutarem. O grupo vencedor se tornaria o primeiro boygroup em 7 anos lançado pela YG  depois do BIGBANG. Na época ambos os grupos eram apenas trainees da YG Entertainment. Após três vitória nas votações de público, Team A recebeu o nome de WINNER. O programa teve ao todo 10 episódios, na qual os trainees eram submetidos a testes de canto e dança enquanto eram avaliados por uma banca de avaliadores e também por voto do público.


 Para acompanhar toda a trajetória do novo grupo, outro reality show foi formado: WINNER TV. Os episódio acompanhavam os cinco meninos no seu dia-a-dia, seus primeiros encontros com os fãs e até a criação de músicas para seu primeiro álbum. O Show deu a oportunidade para os fãs de conhecerem mais sobre cada um dos membros.




[PRÉ DEBUT] As informações pré-debut estão listadas no perfil individual de cada membro.



 DEBUT E 2014 S/S ERA




  No dia 12 de agosto de 2014  o álbum “2014 S/S” foi lançado digitalmente e no dia 14, fisicamente.  Em 17 de agosto o WINNER estreava oficialmente. Mais tarde, o fandom recebeu o nome de Inner Circle (em tradução livre seria algo como Círculo Íntimo) e significava que não existe WINNER (Inner) sem o fãs (Circle) ao redor deles, os apoiando.

    Juntamente com o álbum, foram lançados MV's (Music Vídeo) para as músicas Color Ring e Empty (esta última foi escrita em colaboração do Mino com Bobby e B.I, do Team B). O MV de Empty alcançou rapidamente a marca de 1 milhão de visualizações, ao mesmo tempo que todas as canções do álbum se posicionava nas primeiras colocações dos principais charts coreanos, o que fez o WINNER ganhar o título de "Rookies Monstros" (esse título é frenquentemente usado para denominar os grupos novatos, rookies, que mais se destacam e quebram recordes).

    As boas posições nos charts renderem pra o grupo um All Kill com a música Empty, o grupo se tornaria o primeiro grupo rookie a conquistar um Perfect All Kill  (quando a música se alinha no topo de todos os charts ao mesmo tempo) em seu debut, porém três do charts estavam em manutenção e tal feito só foi conquistado em 2016 com BlackPink (grupo feminino da mesma empresa).

Apesar disso o grupo ganhou um "Perfect All Kill" com seu álbum 2014 s/s, com certificado do Melon. Ainda não se sabe o motivo exato, mas o Melon, um dos principais charts coreanos, concedeu ao grupo um "Perfect All Kill". Especula-se que seria um novo tipo de PAK ou apenas uma congratulação pelo desempenho incrível nos charts. Portanto esse "PAK" não é válido como oficial e nem certificado pelo Instiz.

  O WINNER ainda ficou em primeiros lugar de vendas do Itunes em 5 países ( Malásia, Singapura, Indonésia, Hong Kong e Taiwan) e foi responsável pele aumento significativo (6,57%) nas ações da YG Entertainment, provando que os investidores acreditavam na força e potencial do novo grupo. Ainda se posicionaram no primeiro lugar da Bilboard World Albums Chart.

   Quando as promoções nos programas musicais começaram uma nova surpresa: Ganharam seu primeiro prêmio no M! Countdown e se tornaram os rookies mais rápidos a alcançar um prêmio semanal. Depois desse, ainda conquistaram mais 2 prêmios também no M!Countdwon (Ou seja completaram o Triple Crown, quando se atinge o limite máximo de prêmio no programa) 2 no Inkigayo e 1 no Music Bank, totalizando 6 prêmios de programa musicais em sua estréia.



ATIVIDADES SOLOS




   No ano de 2015, o WINNER teve seu período de hiatus, mas alguns dos membros continuaram com atividades solos. 

  Nam TaeHyun apareceu como ator em várias oportunidades, no web-drama Girl of 0AM (ou  Midnight's Girl) da MBCLate Night Restaurant das SBS e em Under the Black Moonlight, que foi uma produção conjunta entre China e Coréia.

  Kang SeungYoon e Kim Jinwoo assim com o Nam também atuaram em web dramas. SeungYoon, juntamente com Dara do 2NE1, protagonizaram We Broke Up, drama da CJE & M que terminou com mais de 16 milhões de visualizações.  Jinwoo protagonizou Magic Cell Phone, um produção também chinesa/coreana.

  Song Mino por sua vez participou da quarta temporada do Show Me The Money (SMTM), um reality de competição entre rappers. Na temporada anterior Bobby, do team B, tinha se tornado o primeiro rapper Idol a ganhar o título de vencedor no programa. Assim como seu antecessor, Mino queria não apenas provar seu rapper, mas quebrar o esteriótipo e o preconceito criado em cima dos rappers idols. No programa, criaram bordão "De qualquer jeito, Song Mino vai ganhar", no entanto ele terminou a competição em 2º lugar.  Sua canção "Fear" em um feat com Taeyang (BIGBANG), rendeu a ele um all kill nos charts e se tornou a música mais baixada do programa com mais de um milhão de vendas digitais. Por causa da participação no SMTM4, Mino se tornou o primeiro rapper idol a ganhar o Gaon Chart Awards de Rapper Revelação. 




 EXIT ERA 




 

 Depois de terminar com sucesso sua primeira turnê pelo Japão, que atraiu cerca de 25.000 mil fãs, o WINNER entrou em um período de hiatus e só retornou em fevereiro com o Mini Álbum EXIT:E. EXIT fazia parte de um projeto anual denominado EXIT: Movement, no qual seriam lançado em sequência os álbuns (ou singles, projetos...) E, X, I e por fim o T (semelhante ao MADE do grupo sênior da YG, BIGBANG). Segundo os próprios membros a ideia do projeto era que os fãs sentissem que eles estavam provendo continuamente, uma vez que desde o debut só vinham fazendo pequenas coisas aqui e ali. 

  Antes do comeback oficial, foram lançados teasers e covers pra promover o mini-álbum. Os covers eram apenas pequenas partes da música e  foram cantados por  Lee Hi, Taeyang, Akmu, G-dragon, Zion T e o Epik High, todos mostrando seu estilo único e interpretação para as faixas que estavam pra ser lançada.

  Pricked foi a primeira música a ser lançada e consiste num duo entre o Mino ( Main Rapper) e  Taehyun (Main Vocal), o single foi lançado sem qualquer tipo de promoção ou MV, ainda assim alcançou altas posições nos charts e em 9 países (entre eles Singapura, Tailândia e Brunei), alcançou a primeira colocação no Itunes. Em seguida, no dia 1 de fevereiro o mini álbum EXIT: E foi lançado com duas faixa-título e dois MV's Baby Baby, um espécia de blues em tom melancólico e Sentimental, uma música de batida média e animada. As duas faixas conquistaram um All Kill no Charts e todas as 5 músicas do mini-álbum se  alinharam nas primeiras colocações, repetindo seu feito anterior. E assim como no debut o mini-álbum do WINNER voltou a aparecer na Bilboard World Albuns Charts


No dia 25 de fevereiro Sentimental ganhou o primeiro lugar no M! Countdown, mas os meninos não estavam presentes no programa. 

No mês de abril, os meninos participaram do Half Moon Friends. Mais um show de variedade, mas dessa vez eles teriam que cuidar da várias crianças de uma creche. Todos os integrantes estiveram presentes e o reality apresentava o desenvolvimento da amizade e carinho deles com as crianças, mostrando desde atividades com pintar em grupo até os meninos ensinando como andar de bicicleta. O programa terminou com mais de 6 milhões de visualizações no aplicativo chinês MiaoPai, mais uma vez provando a enorme popularidade do WINNER na China.

  Mino e SeungYoon se juntaram ao programa de The Collaboration, uma colaboração entre a YG entertainment, a SBS e Tencent, da China, para celebrar a o 24° aniversário da relações entre Coréia e China. O programa começaria a ser exibido no dia 30 de junho de 2016, e a cada duas semanas seria um novo episódio. O program consistia numa colaboração musical entre 4 artistas coreanos (Além dos já mencionado, Jay Park, do AOMG, e Zico, do Block B) e 4 artistas chineses (Xue Zhiqian, Wang Yue Xin, Hu Xia, Yu Tian). Devido há alguns problemas, o programa ainda está em aberto com apenas 3 episódios exibidos. 

  Em Setembro, Mino se ajuntou ao Bobby e juntos debutaram em unit de hip hop intitulada MOBB. Além de duas faixas conjuntas, o mini -álbum da unit continha as um música inédita solo do Mino (Body)  e uma do Bobby ( Hollup) , e ainda mais duas músicas de sucesso de suas passagem pelo SMTM. O desempenho nos charts coreanos não foi como o esperado e o solo de ambos, se posicionaram melhor que Hit Me e Full House, da unit. No Itunes o mini-álbum alcançou o topo em sete países. No entanto, as vendas foram consideradas boas. 



SAÍDA DO NAM TAEHYUN






   No dia 12 de Outubro de 2016 anunciaram o afastamento do Nam Taehyun por tempo indeterminado para cuidar da saúde e em 25 de novembro é confirmada a saída oficial do Taehyun do Winner e da YG Entertainment. O Winner decidiu continuar com 4 sem adicionar nenhum novo integrante.



FIM DE 2016 E PROMESSAS PARA 2017




    O fim de 2016 foi relativamente agitado para os membros do WINNER,  os  quatros membros passaram a promover  atividades solos. 

   Mino foi confirmado em New Journey To The West 3 (Naver TVCast  e tvN) e no Infinite Challenge (MBC), num especial de Hip Hop em que cantou ao lado do comediante Ha Ha. A música composta pelo Mino para o programa Infinite Challenge, Shoot, alcançou boas posições nos charts e foi muito elogiada pela jogo de palavras e pela crítica aos problemas políticos atuais da Coréia, segundo alguns Netizens "Mino, gênio da composição". New Journey To The West 3 foi exibida em Janeiro de 2017.

   SeungHoon também foi confirmado em um programa e participou do Eat Sleep Eat, da tvN. Eat Sleep Eat, é um programa de culinária e o SeungHoon apareceu em três episódios, ao lado do chef Baek Jong Won e Gong Seung Yeon

  SeungYoon fez algumas participações no programa Flower Crew, e mais tarde foi anunciado que ele se tornaria MC fixo do programa. 

 JinWoo foi anunciado no papel principal da produção de O Pequeno Príncipe pela Korea National Contemporary Dance Company. Ele foi o primeiro idol do kpop a participar de uma produção de dança contemporânea. 

Jinwoo e SeungYoon também foram anunciados para o web-drama Love for a Thousand More, uma colaboração entre a CJ E&M, YG Entertainment e YGKPlus.

   No início de 2017 começaram a surgir rumores sobre um possível comeback do grupo, o primeiro sem o Nam Taehyun.  No dia 14 o Onsen reportou que o membros estariam gravando um MV e já estariam nas etapas finais da finalização do álbum. Mais adiantes uma fonte da YG confirmou que o Winner e o Ikon realizariam comeback ainda antes de Março.

  Em 19 de Janeiro de 2017 o MOBB ganhou o Seoul Music Awards na categoria Hip Hop.